Você já parou pra pensar na importância dos idiomas? Além de permitir que as pessoas se comuniquem, as línguas carregam um pouco da história e identidade dos povos. Por isso, o Dia Nacional da Língua Portuguesa, comemorado em 5 de novembro, é uma ótima oportunidade para que nós brasileiros pensemos nisso e possamos celebrar esse idioma falado por milhões em todo o mundo.
Assim como o francês e o espanhol, o português veio do latim, idioma falado pelos romanos na região do Lácio, um dos vários Estados que, na Antiguidade, estavam localizados onde hoje fica a Itália. Com a expansão do Império Romano, variações linguísticas foram surgindo através do uso local. Aos poucos, surgiram as línguas já citadas e também outras, como o italiano e o romeno.
A partir do século XV, com a participação de Portugal nas grandes navegações, o português se espalhou pelo planeta. Atualmente, além do Brasil e de Portugal, Angola, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Guiné-Bissau adotam a língua portuguesa de forma oficial. No Brasil, o português se “encontrou” com centenas de línguas indígenas, africanas e de outros locais, tornando-se um grande exemplo da pluralidade cultural do país e de sua identidade, durante o processo de transição entre colônia e nação. Sua data de comemoração nacional foi instituída em 2006.
Que neste dia 5 de novembro possamos celebrar a nossa língua oficial, que assim como a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), as línguas dos povos indígenas e todas outras formas de comunicação dos brasileiros, é parte da riqueza cultural do nosso país.
Voltar