Grupo Trino

Notícias « Voltar para a listagem

29 de Agosto – Dia Nacional de Combate ao Fumo

Criada em 1986, a data visa conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é a principal causa de morte evitável no planeta, sendo considerado, portanto, um problema de saúde pública.

O tabagismo mata cerca de 200 mil pessoas por ano no Brasil e o valor salta para cerca de 4,9 milhões em perspectiva mundial. No cigarro são encontradas aproximadamente 4.700 substâncias tóxicas, algumas inclusive cancerígenas, como o alcatrão que está ligado a doenças cardiovasculares, câncer, entre outras, e a nicotina que age como estimulante do sistema nervoso central, eleva a pressão sanguínea e a frequência cardíaca, diminui o apetite e desencadeia náusea e vômito.

Entre os problemas de saúde que o tabagismo pode desencadear, destacam-se o infarto do miocárdio, enfisema pulmonar, derrame, câncer de pulmão, traqueia, laringe e brônquio; impotência sexual no homem, infertilidade da mulher, hipertensão e diabetes. Estima-se que 90% das pessoas que desenvolvem câncer de pulmão apresentem como fator responsável o fumo, sendo importante destacar que as chances de cura para essa doença são bastante baixas.

E não é apenas o fumante que corre risco de adoecer devido ao cigarro. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o fumante passivo, ou seja, a pessoa que absorve a fumaça do cigarro por estar próximo de indivíduos que fumam também corre esse risco. Estima-se que sete pessoas morram por dia em consequência do fumo passivo.

Notícias

Copyright 2024 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech