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Inteligência Emocional e a Qualidade de Vida no Trabalho
A nossa qualidade de vida está diretamente associada com a maneira de como nos relacionamos com o próximo. Por isso, a inteligência emocional, capacidade de um indivíduo administrar as próprias emoções, é essencial para o desenvolvimento pessoal.
O indivíduo que possui uma inteligência emocional desenvolvida tem a capacidade de controlar impulsos, canalizar emoções, praticar a gratidão e motivar as pessoas, com isso, aqueles que possuem essa habilidade têm grandes chances de se tornarem grandes líderes.
Não existe uma receita para aprimorar a inteligência emocional, mas algumas atitudes simples que podem ajudar no seu desenvolvimento, são elas:
Autoconhecimento: conhecer o próprio perfil é o primeiro passo para estabelecer uma relação saudável com outras pessoas;
Empatia: ter a capacidade de compreender os sentimentos de outra pessoa e se solidarizar;
Paciência: saber lidar com situações difíceis e não perder o controle;
Resiliência: ser capaz de se recuperar facilmente de situações adversas;
Pessoas que aprendem a lidar com a inteligência emocional sabem pensar, sentir e agir de forma inteligente e consciente, e não permitem que as suas emoções administrem sua vida e se acumulem de forma a atrapalhar seu trabalho. Sendo assim, além de criar um ambiente de trabalho mais harmonioso, a inteligência emocional influencia no sucesso da empresa, pois contribui para a formação de bons líderes.