Grupo Trino

Notícias « Voltar para a listagem

Hoje é o dia de comemorar o Dia do Frevo

Patrimônio Imaterial da Humanidade, o Frevo é um ritmo originário da cidade do Recife, conhecido por sua dança característica e ritmo animado, com elementos de marcha, maxixe e capoeira. As manifestações de Frevo podem ser encontradas durante todo o ano em Pernambuco, mas principalmente no carnaval, que é o maior palco do ritmo.

O nome Frevo vem de “ferver”, fazendo referência aos movimentos rápidos e agitados dos pés enquanto dançam. Segundo pesquisas, essa nomenclatura foi criada pelo jornalista Osvaldo da Silva Almeida. Por isso, no dia 14 de setembro, em homenagem ao seu nascimento, comemora-se o Dia Nacional do Frevo. No estado de Pernambuco, onde se originou a dança, a data é também comemorada no dia 9 de fevereiro.

Uma dança diversa em raça e gênero, também é diversa em seus tipos. Existem três tipos de frevo: o frevo de rua, que foi o primeiro a surgir; o frevo de bloco, que surgiu nas serenatas feitas nas ruas durante o carnaval com instrumentos de cordas, formando blocos; e o frevo canção, também conhecido como marcha-canção, por sua similaridade com marchinhas.

Durante o carnaval, pode-se ver o Frevo por toda parte, mas principalmente em Olinda e Recife, que são as maiores concentrações da festa. Com uma semana inteira de festa, é possível encontrar dezenas de blocos de variados tamanhos para curtir o Frevo como melhor desejar.

Notícias

Copyright 2024 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech