Grupo Trino

Notícias « Voltar para a listagem

Dia Internacional das Pessoas Idosas reforça luta por respeito e dignidade

Estatuto do Idoso foi aprovado em 1º de outubro de 2003 para garantir a preservação da sua saúde na terceira idade

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) de 2021, cidadãos e cidadãs com 60 anos ou mais representam 14,7% da população residente no Brasil, equivalendo a 31,23 milhões de pessoas. Considerando estes dados e a necessidade de garantir que as pessoas possam envelhecer com dignidade, neste semana, no dia 1º de outubro foi celebrado o Dia Internacional das pessoas idosas.

A designação foi estabelecida por meio da Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada em 14 de dezembro de 1990, através da resolução 45/106. Apesar dos esforços das Nações Unidas para garantir dignidade plena e universal às pessoas idosas, ainda há diversos aspectos nos quais se faz necessária a aplicação de mais políticas públicas voltadas para esse grupo, especialmente no Brasil. Isto porque, somente em 2021, foram registrados 80 mil episódios de violência contra idosos.

Por aqui, o Estatuto do Idoso foi aprovado em 1º de outubro de 2003 (Lei n.º 10.741) e garante às pessoas da terceira idade oportunidades e facilidades para a preservação de sua saúde física e mental, além do aperfeiçoamento espiritual, moral e social. Portanto, vigiar a garantia dos direitos das pessoas idosas deve ser papel de toda a sociedade.

Se você presenciar alguma situação que vá contra as diretrizes do Estatuto do Idoso, disque 100 e denuncie.

 
Fontes: Agência Brasil
Portal Badalo

Notícias

Copyright 2024 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech