Grupo Trino

Notícias « Voltar para a listagem

Dia do Professor é momento para relembrar a importância e cobrar a valorização

Brasil tem mais 2,5 milhões de professores, sendo a maioria dedicada à educação básica

A cada dia fala-se mais sobre o papel fundamental dos professores e professoras na formação de crianças, jovens e adultos. Profissionais dos mais diversos seguimentos têm em comum a passagem pelas orientações dos mestres e mestras do saber, cujo ofício é celebrado neste 15 de outubro no Brasil. A data foi estabelecida em 1963, durante o governo do presidente João Goulart, e faz referência a um ato do então imperador D. Pedro I que, em 15 de outubro de 1827, emitiu uma lei sobre o Ensino Elementar. A determinação versava, entre outros tópicos, a respeito de quanto deveria ser o salário dos professores.

Quase 200 anos depois, o Brasil conta com cerca de 2,5 milhões de professores e professoras, de acordo com dados levantados durante o Censo Escolar 2020 e o Censo da Educação Superior 2019, as mais recentes edições das pesquisas realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ainda segundo os estudos, do total de docentes em solo nacional, 2,2 milhões dão aula para a educação básica. Já outros 386 mil ensinam em cursos de graduação, preparando estudantes para o mundo profissional.

Apesar da incontestável importância para o crescimento e desenvolvimento econômico e social do País, a realidade de muitos dos professores brasileiros, neste Dia do Professor, ainda é de baixos salários, longas jornadas de trabalho, pouca valorização profissional e dificuldades para acessar as necessidades mais primordiais para a prática cotidiana, principalmente quando se trata da educação pública. Superlotação das salas de aula e até violência dentro do ambiente escolar estão entre as queixas frequentes.

Para contornar tal cenário, é preciso que haja uma via dupla de ações, tanto dos poderes públicos, quanto da sociedade civil, em promover e cobrar as condições necessárias para que os professores brasileiros exerçam a profissão com toda a riqueza que ela pode oferecer. Esta necessidade foi destacada e eternizada em frase do educador e filósofo pernambucano Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira: "A educação, sozinha, não faz as coisas todas, mas, sem ela, as coisas todas não podem ser feitas".


Fontes: Agência Brasil
Brasil Escola
Ministério da Educação

Notícias

Copyright 2024 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech