Grupo Trino

Notícias « Voltar para a listagem

Criadas no século 18, vacinas salvaram e ainda salvam muitas vidas

Além da importância no combate à covid-19, imunizantes erradicaram diversas doenças, como a varíola

O Brasil comemora, em 17 de outubro, o Dia Nacional da Vacinação, cujo objetivo é promover a importância da vacina para o bem-estar da vida em sociedade. O médico inglês Edward Jenner foi responsável, no século XVIII, pela criação da primeira vacina. Ao longo das décadas, com o avanço da medicina, os imunizantes foram sendo aprimorados. Hoje, o serviço público de saúde do Brasil, concretizado através do Sistema Único de Saúde (SUS), disponibiliza 19 vacinas para combater cerca de 20 doenças, em diversas faixas etárias.

Exemplo recente da importância da vacina é a pandemia de covid-19, que no Brasil teve início em março de 2020. Em 8 de dezembro do mesmo ano, a primeira dose de vacina contra o novo coronavírus foi aplicada no mundo. Por aqui, a imunização começou em 17 de janeiro de 2021. Se em 2022 o uso de máscaras não é mais obrigatório e eventos como shows podem voltar a acontecer é devido à ciência e às vacinas que, além de prevenirem mortes, promoveram - e continuam a promover - esperança.

Além da importância no combate à covid-19, a vacinação foi responsável pela erradicação de diversas doenças, entre elas a varíola. Contudo, conforme o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em 2020, três em cada dez crianças brasileiras não foram imunizadas contra doenças potencialmente fatais. E a baixa na imunização infantil traz consequências como a volta de doenças antes erradicadas, como o sarampo. Sendo assim, é preciso se atentar à imunização infantil, e o Dia Nacional da Vacinação é uma ótima data para refletir e agir sobre o tema.

As vacinas salvam a vida de aproximadamente três milhões de pessoas a cada ano, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Por isso, é preciso continuar defendendo a ciência e o SUS. E o mais importante: se vacinar e levar as crianças para se imunizarem.

Fontes: Instituto Butantan
Ministério da Saúde

Notícias

Copyright 2024 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech