Grupo Trino

Notícias « Voltar para a listagem

Doar sangue é devolver qualidade de vida a milhões de pessoas

Em 25 de novembro, comemoramos no Brasil o Dia Nacional do Doador de Sangue. Seu objetivo é agradecer a solidariedade de pessoas que, de forma praticamente anônima, salvam vidas diariamente. Além disso, o Dia busca incentivar a importância de doar sangue e aumentar o número de doadores no mundo. A data foi criada em 2004 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o mês de novembro foi escolhido por preceder um período de estoques baixos, com a proximidade das férias, das festas comemorativas de fim de ano, do carnaval e de outros períodos de feriados prolongados.

O sangue doado é utilizado para pessoas com doenças hematológicas variadas; pacientes com câncer; aquelas que se submetem a cirurgias eletivas de grande porte e para emergências. Ressalta-se que, na semana do 25 de novembro, os serviços de hemoterapia de todo o País estão mobilizados em campanhas locais para o fortalecimento da doação de sangue.

Quem não pode doar: pessoas abaixo dos 16 ou acima dos 69 anos; pessoas abaixo dos 50 kg; mulheres grávidas ou amamentando; pessoas expostas a doenças transmissíveis como Aids, hepatite, sífilis e doença de chagas; usuários de drogas; aqueles que tiveram relacionamento sexual de risco, como os sem uso de preservativos.

O sangue é essencial para que o serviço de saúde aconteça, desde cirurgias até tratamentos de doenças. Cerca de 3,5 milhões de pessoas realizam transfusões de sangue por ano no Brasil. Para que esteja sempre disponível, esse recurso tão importante depende exclusivamente da solidariedade e do apoio de todos os membros da sociedade.

Fontes:
Agência Brasil
Biblioteca Virtual em Saúde
Site oficial do Ministério da Saúde

Notícias

Copyright 2024 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech