Grupo Trino

Notícias « Voltar para a listagem

Momento para fortalecer a lutar e conscientizar sobre a Aids

Eacute; preciso que as informações sobre tratamento e prevenção da doença sejam cada vez mais acessíveis

Em outubro de 1987, a Assembleia Mundial da saúde, apoiada pela ONU (Organização das Nações Unidas), decidiu instituir o dia 1º de dezembro como o Dia internacional da luta contra a Aids. O vírus HIV foi identificado em 1981 e, logo após sua descoberta, a Aids esteve quase sempre carregada por preconceitos, dúvidas e medos. A discriminação era tão grande que pessoas não portadoras do vírus HIV recusavam-se a abraçar, tocar ou se aproximar de pessoas que haviam desenvolvido a síndrome. Além disso, grupos historicamente marginalizados foram associados à doença, como as pessoas LGBTQUIA+, hemofílicas e profissionais do sexo.

A Aids é uma doença sem cura, que afeta o sistema imunológico, ou seja, na qual o corpo não consegue criar anticorpos, defesas para combater infecções. Como primeiros sintomas, a doença apresenta: febre, fraqueza, emagrecimento e diarreia prolongada. A forma de transmissão ocorre por sexo sem uso de preservativo, contato com sangue infectado e pela gravidez, se a mãe for portadora do vírus HIV. Portanto, a doença não é restrita a um grupo específico, muito menos é transmitida através do simples toque.

Ainda não existe vacina contra a Aids, mas cientistas continuam na busca. O tratamento hoje é realizado por medicamentos antirretrovirais que buscam prolongar e dar qualidade de vida a portadores do HIV. Os remédios são oferecidos gratuitamente pelo SUS.

No Brasil, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, do Ministério da Saúde e do UNAIDS, a cada 15 minutos uma pessoa se infecta com o vírus. Sendo assim, é importante celebrar o 1º de dezembro, tendo a data com mote para combater as desigualdades e preconceitos que ainda cercam a doença. Além disso, é necessário demonstrar solidariedade, compreensão e apoio às pessoas portadoras do vírus HIV.

Fontes:
Conselho Nacional de Saúde
Rede dor
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Site da Prefeitura de São Paulo

Notícias

Copyright 2024 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech