Grupo Trino

Notícias « Voltar para a listagem

O Réveillon, suas origens e suas simbologias

O Réveillon é um evento comemorado em diversas partes do mundo, por povos que utilizam um calendário anual, e marca justamente a passagem de um ano para o outro, significando o começo de um novo ciclo. A palavra advém do termo francês réveiller, que significa “revelar”.

Sua origem é bem antiga e, inicialmente, assinalava o fim do inverno e a chegada da primavera, período importante para garantir as colheitas e o sustento das comunidades. Quem oficializou a comemoração foi o imperador romano Júlio César, em homenagem a Jano, deus das mudanças e das transições. Por causa de toda a carga simbólica, não é raro que muitas pessoas tenham seus ritos e simpatias, utilizados para garantir um próximo ano tranquilo e próspero.

Um dos costumes mais comuns no Brasil é ir para as praias assistir às queimas de fogos, que comemoram e saúdam o ano que está chegando. Não raramente, as pessoas abrem garrafas de champanhe à meia-noite e abraçam seus amigos e familiares, verbalizando seus votos com um sonoro “Feliz ano novo!”. Outras aproveitam para pular as sete ondas e, em cada uma delas, mentalizar um desejo que pretendem realizar. Há ainda quem tente garantir uma boa sorte com uvas ou lentilha.

A cor da roupa usada na hora da passagem de ano também é um fator bastante delicado para muitos. A mais utilizada é o branco, que simboliza a paz, mas muitos também utilizam amarelo, com o objetivo de atrair dinheiro. Há, ainda, os que querem amor e optam por rosa ou vermelho. Para sorte e esperança, veste-se verde. Para tranquilidade é azul. O roxo também é uma cor bastante utilizada, pois significa intuição e está conectado à espiritualidade.

Fonte: Toda Matéria

Notícias

Copyright 2024 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech