Grupo Trino

Notícias « Voltar para a listagem

Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa: busca por respeito e liberdade

 Crenças de matrizes africanas são as maiores vítimas do crime de intolerância no Brasil

Instituído pela Lei Federal nº 11.635, de 27 de dezembro de 2007, e comemorado no Brasil todo dia 21 de janeiro, o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa é fruto de um movimento proposto pela Assembleia Espiritual Nacional (1949), promovida pelos Baháís, religião fundada por Baháulláh, na região da Pérsia, com o objetivo de promover o diálogo inter-religioso, a tolerância e o respeito.

A data é celebrada em alusão à morte da Ialorixá baiana Gildásia dos Santos e Santos – conhecida como Mãe Gilda, fundadora do terreiro de candomblé Ilê Asé Abassá, localizado em Salvador.

As religiões de matrizes africanas são as maiores vítimas do crime de intolerância religiosa no Brasil. Vale lembra que tais atos são passiveis de punições previstas no código penal.

Esta data serve para alertar as pessoas sobre os problemas gerados pelo desrespeito às diversas crenças existentes no mundo. A celebração também é considerada um marco pela luta da liberdade religiosa, propondo a igualdade a prática de professar diferentes religiões. No mesmo dia 21 de janeiro também é comemorado o Dia Mundial da Religião.

FONTES:
Secretaria da Justiça e da Cidadania
Site Calendarr Brasil

Notícias

Copyright 2024 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech