Grupo Trino

Notícias « Voltar para a listagem

Alcoolismo é um dos principais problemas de saúde pública, afirma OMS

O Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo lembra a necessidade de se manter atento à doença e seus perigos

Comemorado nesta sexta-feira (18), o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo é uma oportunidade para conscientização sobre a doença. Estima-se que a condição atinja cerca de 1/10 da população brasileira, além do fato de que sete entre dez alcoólatras são homens.

Há bastante banalização e até glamourização em torno da bebida, que está presente na maioria dos eventos sociais. Porém, é necessário lembrar que o álcool é uma droga (ainda que legalizada) que pode causar abstinência e dependência psicológica ou orgânica entre seus usuários.

A doença é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos principais problemas de saúde pública em todo o mundo. Por causa do acesso facilitado às bebidas alcóolicas, deve-se ter cuidado e estar sempre atento aos sinais de dependência. São eles:  

  • Beber sozinho ou em momentos que a rotina não permite;
  • Precisar de doses cada vez maiores e mais frequentes;
  • Beber para aliviar o estresse do dia a dia;
  • Valorizar eventos onde o álcool está presente e sentir-se frustrado nos que não está;
  • Sentir-se culpado quando bebe demais ou fica pensando muito em beber;
  • Ter sintomas que vão desde sudorese, taquicardia, tremores, ânsia e vômito, até delírios e alucinações quando fica sem beber;
  • Ser agressivo quando confrontado sobre o vício. Achar que todos estão contra ele.

O que fazer?

Caso conheça alguém com esses sintomas, é importante oferecer apoio e fazer com que a pessoa reconheça o problema. A partir disso, é interessante que procure ajuda de grupos de apoio para entendê-los melhor, como o Alcoólicos Anônimos, além de acompanhamento psicológico profissional que pode ou não identificar a necessidade de uso de medicamentos para controlar o vício. Em alguns casos ainda poderá ser recomendado internação em clínicas de reabilitação, onde a bebida será suspensa.

FONTE:

Organização Mundial da Saúde

Notícias

Copyright 2024 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech