Grupo Trino

Notícias « Voltar para a listagem

Carnaval, festa feita pelo e para o povo brasileiro

Após dois anos de espera e reclusão, a maior festa popular do mundo já tem data marcada para retornar às ruas

O Carnaval é reconhecido mundialmente como uma festa tipicamente brasileira. O festival encanta turistas e nativos com sua atmosfera energizante e lúdica construída pelas fantasias coloridas e pelos ritmos diversos. Historicamente, o Carnaval apresenta raízes diferentes nas regiões do Brasil.

No Sudeste, a festa tem sua origem no Entrudo, festividade trazida de Portugal pelos colonizadores, muito popular entre os brasileiros do século XVI ao XIX e que desapareceu no século XX por conta das repressões vindas das elites, que passaram a rejeitá-lo por conta de sua proximidade com a população pobre. O Entrudo perdeu espaço para o Carnaval e os desfiles públicos organizados pelas elites.

Já o Carnaval pernambucano, o mais antigo do Brasil, tem origens diferentes. A festa vem das confraternizações entre as Companhias de Carregadores de Açúcar e as Companhias dos Carregadores de Mercadorias que aconteciam na Festa de Reis.

Com o tempo, as festividades carnavalescas absorveram várias manifestações de cultura popular, das mais tradicionais (frevo, maracatu, caboclinho, cavalo marinho) até as mais contemporâneas (manguebeat, brega funk, passinho). O diferencial do Carnaval pernambucano é o traço democrático da festa, que não faz distinções entre os foliões com os famosos abadás ou “cordões”.

Hoje, o Carnaval já se cristalizou como parte da cultura e da economia de Pernambuco. De acordo com o levantamento da Empetur (Empresa de Turismo de Pernambuco), no Carnaval de 2020, a receita turística foi de R$ 2,3 bilhões e o Estado recebeu cerca de 2 milhões de turistas. O cancelamento das atividades nos últimos dois anos prejudicou setores da hotelaria, turismo, gastronomia, cultura e os trabalhos informais, como os vendedores ambulantes e artesãos. 2023, no entanto, tem sido sinônimo de expectativa para todos. Para os foliões, a expectativa da diversão, da celebração de sua cultura, e para os profissionais, a expectativa da produtividade, a volta de uma perspectiva financeira.

É possível afirmar que o Carnaval, hoje, é traço da nossa personalidade enquanto nação. Reúne significados culturais e relevância econômica, tudo isso vindo diretamente do povo e do caráter e democrático da festa. É direito da população aproveitar e fazer parte do Carnaval de maneira pacífica e segura.
 

FONTE:

Mundo Educação

Notícias

Copyright 2024 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech