Grupo Trino

Notícias « Voltar para a listagem

Dia Internacional da Síndrome de Down busca conscientizar população

Eacute; importante ressaltar que esta síndrome não é uma doença e sim uma condição que afeta algumas pessoas

O Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, foi escolhido com o intuito de promover a conscientização da sociedade sobre a condição. Criada pela Down Syndrome International, em 2006, e reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data é uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre esta alteração genética e incentivar a inclusão de pessoas com a síndrome.

A Síndrome de Down é uma alteração genética no par do cromossomo 21, formada desde o desenvolvimento fetal, que causa sua triplicação, e por isso também é chamada de trissomia 21. De acordo com levantamentos feitos pelo IBGE, a síndrome afeta 1 em cada 700 bebês nascidos vivos no Brasil, o que totaliza aproximadamente 300 mil pessoas.

Indivíduos com esta condição possuem características fenotípicas específicas, como olhos amendoados, mãos e pés pequenos, baixa estatura, nariz achatado, excesso de peso, entre outras. Além dos aspectos físicos, pessoas com esta condição possuem um desenvolvimento intelectual mais lento que o restante das pessoas. Para atingir seu potencial ao máximo, as famílias devem incentivar o desenvolvimento motor e mental das crianças com a síndrome ainda na infância, para que estas vivam plenamente na fase adulta.

Ter a síndrome não significa que não será possível realizar movimentos e desenvolver atividades pessoais de forma autônoma. Cada indivíduo com a condição tem seu tempo de aprendizado e de aquisição de determinada habilidade. Por isso, é importante ressaltar que esta síndrome não é uma doença e sim uma condição que afeta algumas pessoas. Apesar de possuírem aspectos fenotípicos similares, cada indivíduo possui sua singularidade e características próprias de sua personalidade.

Neste dia 21 de março, toda a sociedade é convidada a participar da conscientização sobre a Síndrome de Down e a incentivar políticas que quebrem preconceitos estabelecidos pela sociedade.

Fonte:

Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Dow

Notícias

Copyright 2024 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech