Grupo Trino

Notícias « Voltar para a listagem

Recrutamento e processo seletivo

Recrutamento: como se preparar para um processo seletivo?

Além de organizar itens como documentos e históricos profissionais, o candidato deve estar atento à questão emocional

Processos seletivos são motivo de dor de cabeça para muita gente. Em vez de funcionarem como mecanismo motivador para os participantes e futuros empregados, as pressões externas são fatores que podem desvirtuar esses procedimentos dos objetivos iniciais, causando estresse aos envolvidos. Comprometer-se com esses processos de forma alheia, sem focar nos possíveis desenrolares e resultados, pode ser um risco grande se você estiver realmente imerso no seu objetivo de adquirir uma vaga de emprego.

Por isso, para começar, é preciso alinhar suas convicções e metas. Para Raldilze Bezerra, gerente de RH do Grupo Trino, esta é a primeira e mais importante etapa do processo de preparação.

“Ao se candidatar a uma vaga de emprego ou participar de um processo seletivo, o candidato precisa estar consciente do que está buscando, quais funções realmente pode exercer, dentro de suas qualificações, habilidades, conhecimentos ou interesses”, diz Raldilze. É necessário saber reconhecer onde você está e onde quer chegar. “As empresas não contratam pessoas que não têm objetivo, pessoas que falam que querem qualquer coisa”.

Também é fundamental saber falar sobre seu histórico, as empresas de onde veio, experiências, as funções desempenhadas, entre outros detalhes de seu histórico profissional. É um aspecto de preparação que os recrutadores valorizam. Além disso, Raldilze Bezerra enfatiza que após definir seus objetivos e encontrar a empresa ideal, o candidato não pode deixar a parte mais burocrática de lado. “Ao participar de processos seletivos, se prepare, deixe seu currículo em dia, organizado; separe todos os seus documentos numa pasta, se possível, com cópias legíveis”.

NERVOSISMO

Outra dica valiosa é não se preocupar tanto com o próprio nervosismo, pois o recrutador entende que é uma reação natural de quem sabe que está sendo avaliado. “Avise se estiver nervoso e siga respondendo as perguntas ou falando abertamente”, reforça Raldilze.

"Apesar comuns em situações como essas, sentimentos como nervosismo e ansiedade servem somente para desestabilizar ainda mais o participante. Portanto, se dedique ao processo de preparo para minimizá-los o máximo possível e, caso ele ainda apareça, não tente disfarçá-lo, mas lidar com uma sensação natural e que logo irá passar", finaliza.

Fonte: Raldilze Bezerra, gerente de Recursos Humanos do Grupo Trino

Notícias

Copyright 2024 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech