Grupo Trino

Notícias « Voltar para a listagem

Julho Amarelo: O que é?

Eacute; uma campanha instituída no Brasil desde 2019, com intuito de reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle de hepatites virais no país. O mês foi escolhido em referência ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, em 28 de julho.

Hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada tanto por vírus, como também por uso de alguns medicamentos, álcool, drogas e doenças autoimunes. Porém, a campanha Julho Amarelo tem como foco conscientizar a respeito das hepatites causadas por vírus.

Tipos de Hepatite

Os vírus causadores das hepatites virais são classificados pelas letras do alfabeto de A a E. A Hepatite A causa uma infecção leve que se cura sozinha e está diretamente ligada a condições de saneamento e higiene.

Já a Hepatite B é transmitida por via sexual e contato sanguíneo, e está diretamente ligada à Hepatite D, já que a infecção só ocorre em pacientes infectados pelo vírus do tipo B. Felizmente, já existem vacinas que protegem contra os vírus do tipo A, B e D.

Por outro lado, a Hepatite C e E ainda não possuem vacina. A Hepatite C tem como principal foco de transmissão o contato sanguíneo, e a Hepatite E é transmitida por via digestiva (fecal-oral).

Sintomas e Prevenção

As hepatites virais atacam principalmente o fígado, mas vale reforçar que nem sempre a doença apresenta sintomas, o que torna difícil detectá-la em seu estado inicial. Entretanto, se não forem diagnosticadas rapidamente, as complicações podem se tornar agudas ou crônicas, gerando quadros de saúde preocupantes. A melhor forma de se proteger é seguindo as medidas de prevenção, como:

- Vacinar-se contra as Hepatites A e B (a vacinação para o Tipo B também protege para o Tipo D);

- Ter bons hábitos de higiene, como lavar as mãos antes e depois de ir ao banheiro e antes de realizar as refeições;

- Usar preservativos;

- Exigir materiais descartáveis e esterilizados em estúdios de tatuagem e salões de beleza;

- Não compartilhar, em hipótese alguma, agulhas e seringas;

- Realizar os exames de rotina anualmente;

- Consultar o médico e realizar o teste para se certificar de que não é um portador da doença.

Em caso de suspeita, é muito importante a realização do teste, além de procurar um médico ao apresentar sintomas como cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Notícias

Copyright 2024 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech